Os Três Princípios Fundamentais (P.4)

Quarta parte da tradução do livro ثلاثة اﻷصول do Imam Muhammad bin ‘Abdul-Wahhab.

O Terceiro Princípio Fundamental

Conhecimendo do seu Profeta, Muhammad (ﷺ): Ele é Muhammad, o filho de ‘Abdullah, o filho de ‘Abdul-Mutallib bin Hashim. Hashim era (da tribo) dos Quraish e os Quraish eram dos Árabes. E os árabes são descendentes de (Profeta) Isma’il, filho do (Profeta) Ibrahim. Que Allah mande a melhor de Sua paz e bençãos sobre ele e sobre nosso Profeta (Muhammad ﷺ).

Ele viveu por sessenta e três anos, dos quais quarenta anos antes de sua missão profética e os vinte e três seguintes ele passou como profeta, mensageiro. Ele se tornou um profeta devido a (declaração de Allah) اقْرَأْ” (Surah ‘Alaq, 1) e um profeta devido a يَا أَيُّهَا الْمُدَّثِّرُÓ tu, emantado!” (Surah al-Muddathir, 1).

Sua terra natal era Makkah, e ele (posteriormente) migrou para Madinah. Allah o enviou para advertir contra o Shirk (politeísmo) e chamar para o Tawhid (monoteísmo puro). A prova para isso é a declaração de Allah:

يَا أَيُّهَا الْمُدَّثِّرُ –  قُمْ فَأَنذِرْ –  وَرَبَّكَ فَكَبِّرْ –  وَثِيَابَكَ فَطَهِّرْ –  وَالرُّجْزَ فَاهْجُرْ –  وَلَا تَمْنُن تَسْتَكْثِرُ –  وَلِرَبِّكَ فَاصْبِرْ

Ó tu, emantado! Levanta-te e admoesta! E enaltece o teu Senhor! E purifica as tuas vestimentas! E foge da abominação! E não esperes, ao dares, qualquer aumento (em teu interesse), Mas persevera, pela causa do teu Senhor. (Surah al-Muddaththir, 1-7)

O significado de “Levanta-te e admoesta” é advirta contra o Shirk e chame para o Tawhid. “E enaltece o teu Senhor” significa glorifica-O através do Tawhid. “E purifica as tuas vestimentas” significa purificar suas ações do Shirk. “E foge da abominação (rujz)”. “Rujz” significa estátuas, e “foge” significa deixá-los e libertar-se deles e daqueles que os adoram. Ele permaneceu fazendo isso por dez anos, chamando as pessoas para o tawhid. E depois de dez anos, ele subiu aos céus, onde as cinco orações diárias foram feitas obrigatórias para ele. Então ele rezou em Makkah por três anos e depois disso, ele foi ordenado a fazer a hijrah (migração) para Madinah.

Hijrah significa mudar de uma terra de Shirk para uma terra do Islam. É obrigatório que esta ummah migre de uma terra de politeismo para uma terra do Islam, e isso é permanente até que a hora (final) seja estabelecida. A prova disso é a afirmação de Allah:

إِنَّ الَّذِينَ تَوَفَّاهُمُ الْمَلَائِكَةُ ظَالِمِي أَنفُسِهِمْ قَالُوا فِيمَ كُنتُمْ ۖ قَالُوا كُنَّا مُسْتَضْعَفِينَ فِي الْأَرْضِ ۚ قَالُوا أَلَمْ تَكُنْ أَرْضُ اللَّهِ وَاسِعَةً فَتُهَاجِرُوا فِيهَا ۚ فَأُولَٰئِكَ مَأْوَاهُمْ جَهَنَّمُ ۖ وَسَاءَتْ مَصِيرًا – إِلَّا الْمُسْتَضْعَفِينَ مِنَ الرِّجَالِ وَالنِّسَاءِ وَالْوِلْدَانِ لَا يَسْتَطِيعُونَ حِيلَةً وَلَا يَهْتَدُونَ سَبِيلًا – فَأُولَٰئِكَ عَسَى اللَّهُ أَن يَعْفُوَ عَنْهُمْ ۚ وَكَانَ اللَّهُ عَفُوًّا غَفُورًا

Aqueles a quem os anjos arrancarem a vida, em estado de iniquidade, dizendo: Em que condições estáveis? Dirão: Estávamos subjugados, na terra (de Makka). Dir-lhes-ão os anjos: Acaso, a terra de Allah não era bastante ampla para que migrásseis? Tais pessoas terão o inferno por morada. Que péssimo destino! Excetuam-se os inválidos, quer sejam homens, mulheres ou crianças, que carecem de recursos ou não podem encaminhar-se por senda alguma. A estes, quiçá Allah os indulte, porque é Remissório, Indulgentíssimo. (Surah An-Nisa, 97-99)

E a afirmação de Allah:

يَا عِبَادِيَ الَّذِينَ آمَنُوا إِنَّ أَرْضِي وَاسِعَةٌ فَإِيَّايَ فَاعْبُدُونِ

Ó crentes, servos Meus, em verdade, a Minha terra é ampla. Adorai-Me, pois! (Surah Al-‘Ankabut, 56)

Al-Baghawi, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “A razão para a revelação desta ayah foi devido a alguns muçulmanos que residiram em Makkah e não migraram (para Madinah). Allah os chamou usando o título de crentes (para eles).”

A prova para Hijrah na Sunnah é o dito do profeta (ﷺ): “Hijrah não cessará até que o arrependimento cesse. E o arrependimento não cessará (de ser aceito) até que o sol nasça de onde ele se põe (ou seja, o oeste)” (7)

Então, quando ele (ﷺ) se estabeleceu em Madinah, ele comandou todas as Leis restantes do Islam, como Zakat, Jejum, Hajj, Adhan, Jihad, ordenando o bem e proibindo o mal, bem como as outras leis do Islam. Ele permaneceu fazendo isso por dez anos, e então faleceu, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, enquanto sua religião permaneceu.

Esta era a sua religião – não há bem, que ele não tenha direcionado sua ummah para, e não há mal, que ele não tenha advertido contra. O bom para o qual ele dirigiu sua ummah foi: Tawhid e tudo o que Allah ama e está satisfeito. O mal que ele alertou sobre sua ummah foi: Shirk e tudo o que Allah odeia e rejeita.

Allah o enviou a toda a humanidade, e Ele fez a obediência ao profeta (ﷺ) uma obrigação a todos, das duas espécies de Jinn e humanos. A prova disso é a afirmação de Allah:

قُلْ يَا أَيُّهَا النَّاسُ إِنِّي رَسُولُ اللَّهِ إِلَيْكُمْ جَمِيعًا 

Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Allah, para todos vós; (Surah al-A’raaf, 158)

Allah aperfeiçoou e completou sua religião através dele (ﷺ). A prova disso é a afirmação de Allah:

 الْيَوْمَ أَكْمَلْتُ لَكُمْ دِينَكُمْ وَأَتْمَمْتُ عَلَيْكُمْ نِعْمَتِي وَرَضِيتُ لَكُمُ الْإِسْلَامَ دِينًا

Hoje (8), completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião. (Surah Al-Ma’idah, 3)

A prova que ele (ﷺ) morreu é a afirmação de Allah:

إِنَّكَ مَيِّتٌ وَإِنَّهُم مَّيِّتُونَ – ثُمَّ إِنَّكُمْ يَوْمَ الْقِيَامَةِ عِندَ رَبِّكُمْ تَخْتَصِمُونَ

É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão. E, no Dia da Ressurreição, ante vosso Senhor disputareis(Surah az-Zumar, 30-31)

Quando as pessoas morrem, elas serão ressuscitadas. A prova para isso é a afirmação de Allah:

مِنْهَا خَلَقْنَاكُمْ وَفِيهَا نُعِيدُكُمْ وَمِنْهَا نُخْرِجُكُمْ تَارَةً أُخْرَىٰ

Dela vos criamos, a ela retornareis, e dela vos faremos surgir outra vez. (Surah Taha, 55)

E a afirmação de Allah:

وَاللَّهُ أَنبَتَكُم مِّنَ الْأَرْضِ نَبَاتًا – ثُمَّ يُعِيدُكُمْ فِيهَا وَيُخْرِجُكُمْ إِخْرَاجًا

E Allah vos produziu da terra, gradualmente. Então, vos fará retornar a ela, e vos fará surgir novamente. (Surah Nuh, 17-18)

Depois de serem ressuscitadas, elas (as pessoas) serão julgadas e recompensadas por suas ações. A prova para isso é a afirmação de Allah:

وَلِلَّهِ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَمَا فِي الْأَرْضِ لِيَجْزِيَ الَّذِينَ أَسَاءُوا بِمَا عَمِلُوا وَيَجْزِيَ الَّذِينَ أَحْسَنُوا بِالْحُسْنَى

A Allah pertence tudo quanto existe nos céus e na terra, com isso Ele castiga os malévolos, segundo o que tenham cometido e recompensa os benfeitores com o melhor. (Surah An-Najm, 31)

Quem quer que rejeite a ressurreição, descrê. A prova para isso é a afirmação de Allah:

زَعَمَ الَّذِينَ كَفَرُوا أَن لَّن يُبْعَثُوا ۚ قُلْ بَلَىٰ وَرَبِّي لَتُبْعَثُنَّ ثُمَّ لَتُنَبَّؤُنَّ بِمَا عَمِلْتُمْ ۚ وَذَٰلِكَ عَلَى اللَّهِ يَسِيرٌ

Os incrédulos crêem que jamais serão ressuscitados. Dize-lhes: Sim, por meu Senhor que, sem dúvida, sereis ressuscitados; logo sereis inteirados de tudo quanto tiverdes feito, porque isso é fácil para Allah. (Surah At-Taghaabun, 7)

Allah enviou todos os mensageiros, trazendo boas novas e advertências. A prova para isso é a afirmação de Allah:

رُّسُلًا مُّبَشِّرِينَ وَمُنذِرِينَ لِئَلَّا يَكُونَ لِلنَّاسِ عَلَى اللَّهِ حُجَّةٌ بَعْدَ الرُّسُلِ 

Foram mensageiros que deram boas notícias e fizeram admoestações, para que os humanos não tivessem argumento algum ante Allah, depois do envio deles, pois Allah é Poderoso, Prudentíssimo. (Surah An-Nisaa,165)

O primeiro dentre eles foi Nuh e o último deles foi Muhammad, que é o Selo dos Profetas.

A prova que Nuh foi o primeiro deles é a afirmação de Allah:

إِنَّا أَوْحَيْنَا إِلَيْكَ كَمَا أَوْحَيْنَا إِلَىٰ نُوحٍ وَالنَّبِيِّينَ مِن بَعْدِهِ 

Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam (Surah An-Nisaa, 163)

Para cada nação em que Allah enviou um mensageiro, de Nuh até Muhammad, este (ou seja, o mensageiro) lhes ordenaria que adorassem a Allah e os proibiria de adorarem os Taaghoot. A prova disso é a afirmação de Allah:

وَلَقَدْ بَعَثْنَا فِي كُلِّ أُمَّةٍ رَّسُولًا أَنِ اعْبُدُوا اللَّهَ وَاجْتَنِبُوا الطَّاغُوتَ

Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Allah e afastai-vos do sedutor! (Surah An-Nahl, 36)

Allah obrigou a todos os Seus servos a não acreditarem no Taaghoot e acreditarem em Allah. Ibn Al-Qayyim, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “O significado de Taaghoot é alguém ou coisa pela qual um adorador transgride limites, tais como aqueles que são adorados, seguidos ou obedecidos”.

Os Tawaagheet (plural of taaghoot) são muitos, mas suas cabeças são cinco:

  1. Iblis (o Diabo), que Allah o amaldiçoe;
  2. Quem é adorado enquanto está satisfeito com isso;
  3. Quem chama o povo para adorar a si mesmo;
  4. Quem quer que afirme ter conhecimento do Invisível, e
  5. Quem governa por outra maneira que não o que Allah revelou.

A prova para isso é a afirmação de Allah:

لَا إِكْرَاهَ فِي الدِّينِ ۖ قَد تَّبَيَّنَ الرُّشْدُ مِنَ الْغَيِّ ۚ فَمَن يَكْفُرْ بِالطَّاغُوتِ وَيُؤْمِن بِاللَّهِ فَقَدِ اسْتَمْسَكَ بِالْعُرْوَةِ الْوُثْقَىٰ لَا انفِصَامَ لَهَا ۗ وَاللَّهُ سَمِيعٌ عَلِيمٌ

Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Allah, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo. (Surah Al-Baqarah, 256)

É isso o que significa la ilaha illa Allah.

E no hadith: “A cabeça do assunto é o Islam, e seu principal pilar é a Oração. E sua maior parte é a Jihad na Causa de Allah.” (9)

E Allah sabe melhor. Que Allah derrame Sua paz e bençãos  em Muhammad, sua família e seus companheiros.

(Fim do Livro)


(7) Relatado por Ahmad (16882) e Abu Dawood (veja Sahih Sunan Abi Dawood: 2166). A segunda parte dele é encontrada em Sahih Muslim na narração de Abu Huraira r.a.

(8) O significado para “hoje” é o dia de Jumu’ah (sexta-feira), no qual ocorreu o dia de ‘arafah após o ‘asr durante a peregrinação de despedida do Profeta. Isto é o que foi relatado no Sahih do Imam al-Bukhari, da narração de ‘Umar bin al-Khattab r.a.

(9) Reportado por At-Tabarani de Mu’aadh com as palavras: “A cabeça do assunto é o Islam. E quem quer que se submeta ao Islam está a salvo. Seu principal pilar é a Oração. E o ponto mais alto é o Jihad. Ninguém vai conseguir, exceto o melhor entre eles.” Este é um hadith fraco. Veja Da’if al-Jaami’-us-Saghir (3077).

Deixe um comentário