Os Três Princípios Fundamentais (P.2)

Segunda parte da tradução do livro ثلاثة اﻷصول do Imam Muhammad bin ‘Abdul-Wahhab.

O Primeiro Princípio Fundamental

E se é dito: Quem é seu Senhor?

Então diga: Meu Senhor é Allah, aquele que me mantém e mantém a toda a criação através de seus favores. E Ele é Aquele a quem adoro, e eu não tenho outro Deus (além Dele).

A prova para isso é a declaração de Allah:

الْحَمْدُ لِلَّهِ رَبِّ الْعَالَمِينَ

Louvado seja Allah, Senhor do Universo” (Surah Al-Fatihah, 2)

A palavra ‘aalam em árabe, traduzida como “universo” se refere a tudo além de Allah e eu sou parte desta criação.

E se te for dito: Como você tomou conhecimento de seu Senhor?

Então diga: Através dos Seus sinais e Suas criações. E dentre os Seus sinais estão a noite e o dia, e o sol e a lua. E dentre Suas criações estão os sete (níveis de) céu e as sete (camadas de) terra, bem como quem (e o que) quer que esteja neles e entre eles. A prova para isto é a declaração de Allah:

وَمِنْ آيَاتِهِ اللَّيْلُ وَالنَّهَارُ وَالشَّمْسُ وَالْقَمَرُ ۚ لَا تَسْجُدُوا لِلشَّمْسِ وَلَا لِلْقَمَرِ وَاسْجُدُوا لِلَّهِ الَّذِي خَلَقَهُنَّ إِن كُنتُمْ إِيَّاهُ تَعْبُدُونَ

E, entre os Seus sinais, contam-se a noite e o dia, o sol e a lua. Não vos prostreis ante o sol nem ante a lua, mas prostrai-vos ante Allah, que os criou, se realmente é a Ele que quereis adorar.” (Surah Fussilat, 37)

E Sua declaração:

إِنَّ رَبَّكُمُ اللَّهُ الَّذِي خَلَقَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ فِي سِتَّةِ أَيَّامٍ ثُمَّ اسْتَوَىٰ عَلَى الْعَرْشِ يُغْشِي اللَّيْلَ النَّهَارَ يَطْلُبُهُ حَثِيثًا وَالشَّمْسَ وَالْقَمَرَ وَالنُّجُومَ مُسَخَّرَاتٍ بِأَمْرِهِ ۗ أَلَا لَهُ الْخَلْقُ وَالْأَمْرُ ۗ تَبَارَكَ اللَّهُ رَبُّ الْعَالَمِينَ

Vosso Senhor é Allah, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono. Ele ensombrece o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidos ao Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Allah, Senhor do Universo. (Surah Al-‘Araaf, 54)

A Palavra em árabe Rabb (Senhor) significa o Único que é adorado. A prova para isto é a declaração de Allah:

يَا أَيُّهَا النَّاسُ اعْبُدُوا رَبَّكُمُ الَّذِي خَلَقَكُمْ وَالَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ – الَّذِي جَعَلَ لَكُمُ الْأَرْضَ فِرَاشًا وَالسَّمَاءَ بِنَاءً وَأَنزَلَ مِنَ السَّمَاءِ مَاءً فَأَخْرَجَ بِهِ مِنَ الثَّمَرَاتِ رِزْقًا لَّكُمْ ۖ فَلَا تَجْعَلُوا لِلَّهِ أَندَادًا وَأَنتُمْ تَعْلَمُونَ

Ó humanos, adorai ao vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento. Não atribuais rivais a Allah, conscientemente. (Surah Al-Baqarah, 21-22)

Ibn Katheer, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “O Criador dessas coisas e o Único quem verdadeiramente merece ser adorado”.

Os tipos de adoração que Allah comandou, tal como o Islam, Iman e Ihsan, incluem: súplica (du’aa), medo (khauf), esperança (rajaa), confiança (tauakkul), desejo (raghbah) e temor (rahbah), submissão (khushoo’), reverência (khashiah), arrependimento (inaabah), buscar assistência (isti’aanah), buscar refúgio (isti’aadhah), pedir ajuda (istighaathah), oferecer sacrifícios (dhabah), fazer juramentos (nadhar) e todos os outros tipos de adoração que Allah ordenou – tudo isso pertence a Allah, somente. A prova disso é a afirmação de Allah:

وَأَنَّ الْمَسَاجِدَ لِلَّهِ فَلَا تَدْعُوا مَعَ اللَّهِ أَحَدًا

Sabei que as mesquitas são (casas) de Allah; não invoqueis, pois, ninguém, juntamente com Allah” (Surah Al-Jinn, 18)

Assim, quem quer que direcione qualquer um desses (atos de adoração) para outro além de Allah, então ele é um politeísta, descrente. A prova disso é o dizer de Allah:

وَمَن يَدْعُ مَعَ اللَّهِ إِلَٰهًا آخَرَ لَا بُرْهَانَ لَهُ بِهِ فَإِنَّمَا حِسَابُهُ عِندَ رَبِّهِ ۚ إِنَّهُ لَا يُفْلِحُ الْكَافِرُونَ

Quem invocar outra divindade junto com Allah, sem prova para isso, saiba que a sua prestação de contas incumbirá só ao seu Senhor. Sabei que os incrédulos jamais prosperarão. (Surah Al-Mu’minoon, 117)

É afirmado em um hadith: “A súplica é o núcleo da adoração” (1)

A prova para a súplica é a declaração de Allah:

وَقَالَ رَبُّكُمُ ادْعُونِي أَسْتَجِبْ لَكُمْ ۚ إِنَّ الَّذِينَ يَسْتَكْبِرُونَ عَنْ عِبَادَتِي سَيَدْخُلُونَ جَهَنَّمَ دَاخِرِينَ

E o vosso Senhor disse: Suplicai-Me, que vos atenderei! Em verdade, aqueles que se ensoberbecerem, de Me adorarem, entrarão, humilhados, no inferno. (Surah Ghaafir, 60)

A prova para o medo (khauf) é a declaração de Allah:

 فَلَا تَخَافُوهُمْ وَخَافُونِ إِن كُنتُم مُّؤْمِنِينَ

Não os temais; temei a Mim, se sois crentes. (Surah Ali ‘Imran, 175)

A prova para a esperança (rajaa) é a declaração de Allah:

فَمَن كَانَ يَرْجُو لِقَاءَ رَبِّهِ فَلْيَعْمَلْ عَمَلًا صَالِحًا وَلَا يُشْرِكْ بِعِبَادَةِ رَبِّهِ أَحَدًا

Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Ele. (Surah Al-Kahf, 110)

A prova para Confiança (tauakkul) é a declaração de Allah:

وَعَلَى اللَّهِ فَتَوَكَّلُوا إِن كُنتُم مُّؤْمِنِينَ

E confiai em Allah, se sois crentes. (Surah Al-Maa’idah, 23)

E também:

 وَمَن يَتَوَكَّلْ عَلَى اللَّهِ فَهُوَ حَسْبُهُ

Quanto àquele que confiar em Allah, saiba que Ele lhe será Suficiente. (Surah At-Talaaq, 3)

A prova para desejo (raghbah) e temor (rahbah) e submissão (khushoo‘) é a Declaração de Allah:

 إِنَّهُمْ كَانُوا يُسَارِعُونَ فِي الْخَيْرَاتِ وَيَدْعُونَنَا رَغَبًا وَرَهَبًا ۖ وَكَانُوا لَنَا خَاشِعِينَ

De fato, eles apressavam-se nas boas ações e suplicavam-Nos com esperança (na recompensa) e temor (da punição), e eles eram para Nós humildemente submissos. (Surah Al-Anbiyaa, 90)

A prova para reverência (khashiah) é a declaração de Allah:

فَلَا تَخْشَوْهُمْ وَاخْشَوْنِي

Não os temais! Temei a Mim. (Surah Al-Baqarah, 150)

A prova para arrependimento (inaabah) é a declaração de Allah:

وَأَنِيبُوا إِلَىٰ رَبِّكُمْ وَأَسْلِمُوا لَهُ

E voltai, contritos, ao vosso Senhor, e submetei-vos a Ele. (Surah Az-Zumar, 54)

A prova para buscar assistência (isti’aanah) é a declaração de Allah:

إِيَّاكَ نَعْبُدُ وَإِيَّاكَ نَسْتَعِينُ

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda! (Surah Al-Fatihah, 5)

E no hadith “Quando você pedir ajuda, então procure assistência em Allah” (2)

A prova para buscar refúgio (isti’aadhah) é a declaração de Allah:

قُلْ أَعُوذُ بِرَبِّ الْفَلَقِ

Dize: Refugio-me no Senhor da Alvorada. (Surah Al-Falaq, 1)

قُلْ أَعُوذُ بِرَبِّ النَّاسِ

Dize: Refugio-me no Senhor dos humanos. (Surah An-Naas, 1)

A prova para Pedir ajuda (istighaathah) é a declaração de Allah:

إِذْ تَسْتَغِيثُونَ رَبَّكُمْ فَاسْتَجَابَ لَكُمْ

E (lembra) de quando implorastes o socorro do vosso Senhor e Ele vos atendeu…” (Surah Al-Anfal, 9)

A prova para Oferecer Sacrifícios (dhabah) é a declaração de Allah:

قُلْ إِنَّ صَلَاتِي وَنُسُكِي وَمَحْيَايَ وَمَمَاتِي لِلَّهِ رَبِّ الْعَالَمِينَ – لَا شَرِيكَ لَهُ ۖ وَبِذَٰلِكَ أُمِرْتُ وَأَنَا أَوَّلُ الْمُسْلِمِينَ

Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Allah, Senhor do Universo, que não possui parceiro algum. Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos. (Surah Al-An’aam, 162-163)

E a prova na Sunnah é: “Que Allah amaldiçoe aquele que oferece sacrifício para outros além de Allah“(3).

A prova para Fazer Juramentos (nadhar) é a declaração de Allah:

يُوفُونَ بِالنَّذْرِ وَيَخَافُونَ يَوْمًا كَانَ شَرُّهُ مُسْتَطِيرًا

Porque cumprem os seus juramentos e temem o dia em que o mal estará espalhado,(Surah Al-Insaan, 7)

(Vai para 3ª parte)


(1) Relatado por At-Tirmidhi com uma corrente fraca de narração. Entretanto, é autenticamente narrado de An-Nu’maan bin Basheer com as palavras “A súplica é adoração“. Este hadith foi relatado por Ahmad (18351), At-Tirmidhi e outros com uma autêntica corrente de narração. Refere-se a Sahih al-Jaami’-us-Saghir (3407) bem como em Da’if al-Jaami’-us-Saghir (3003), ambos do Iman Albani, rahimahullah.

(2) Um hadith autêntico baseado nas várias correntes de narração, relatado por Ahmad e At-Tirmidhi. A primeira parte do hadith é “Ó jovem rapaz. Eu vou te ensinar algumas palavras: Esteja ciente de Allah e você irá encontrá-lo diante de ti; se você pedir (algo), então peça a Allah. e quando você pedir ajuda, procure ajuda em Allah.” O restante do hadith como ocorre em al-Mishkaat (5302) é “e saiba que se a ummah se reunisse para beneficiá-lo com alguma coisa, eles não seriam capazes de beneficiá-lo, exceto com algo que Allah já houvesse escrito para você. E se eles se reunissem para prejudicá-lo com alguma coisa, eles não seriam capazes de prejudicá-lo, a não ser com algo que Allah já houvesse escrito para você. As canetas foram erguidas e as páginas secaram.” Refere-se a Sahih al-Jaami’-us-Saghir (7957) e Sahih Sunan At-Thirmidhi (2043) do Imam Al-Albani, rahimahullah.

(3) Esta é uma parte do hadith achado em Sahih Muslim sobre a autoridade de ‘Ali, radiallahu anhu. O Hadith completo é: “Que Allah amaldiçoe aquele que amaldiçoa seu pai. E que Allah amaldiçoe aquele que oferece sacrifícios para outros além de Allah. E que Allah amaldiçoe aquele que acomoda um inovador.” Este hadith é achado em Musnad of Imam Ahmad (números 953 e 1305). Também referido em Sahih Sunan An-Nasa’i (4119)

Deixe um comentário